A linha de vida horizontal é uma solução muito usada para ambientes de altura onde se tem algum trabalho rotineiro a ser executado. Normalmente instalada na estrutura do próprio edifício é de fácil uso e inspeção.
O Anexo II da NR 35 trouxe a necessidade da adequação das empresas ao trabalho em altura, tratando exclusivamente de sistemas de ancoragens o novo anexo veio para cobrir a lacuna que existia na legislação.
A ABNT NBR 16325-2, trata dos dispositivos de ancoragem Tipo C, conhecidos como linhas de vida flexíveis horizontais ou simplesmente linha de vida horizontal.
O disposto na norma NR 35 exige que a Linha de vida horizontal seja projetada e tenha um memorial de cálculo fornecido por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro). Uma Linha de vida horizontal é composta de ancoragens de extremidade, ancoragens intermediárias, sistema de tensionamento, cabo de aço e um absorvedor de energia.
MAIS SEGURANÇA
A Bonier fornece sua linha de vida horizontal completa de uma extremidade a outra. O tensionador é de fácil instalação e possui um indicador da tensão desejada no cabo de aço a fim de propiciar a atuação perfeita do absorvedor de energia - LOOP, minimizando assim a força refletida para as ancoragens.
Todos os componentes são fabricados em aço inox 304 e o cabo pode ser fornecido em aço galvanizado ou aço inox 304. Garantindo assim segurança e resistência ao dispositivo de ancoragem e de acordo com a necessidade do cliente.
A Linha de vida horizontal da Bonier está em conformidade com a ABNT NBR 16325-2 e o anexo II da NR 35. Sua inspeção é simples e o absorvedor de energia – LOOP possui um indicador de queda que indica quando o sistema fez a retenção de uma queda e necessita de revisão e/ou substituição de algum componente.
Podendo ter vãos de até 15 metros entre ancoragens e comprimento final de 50 metros para uso de um absorvedor de energia – LOOP ou até 100m com a combinação de 2 absorvedores de energia – LOOP.